Pular para o conteúdo principal

Apoio Educativo: oficinas e atividades com as mulheres do bairro Catelmo



Nas ultimas semanas trabalhamos com um grupo de mulheres através de palestras e oficinas, o que, aos poucos, nos aproximou de seu espaço de convivência e histórias de vida.

No primeiro encontro houve uma palestra, em que apresentamos os objetivos do Projeto e dos nossos futuros encontros. Abordamos ainda a Lei Maria da Penha, os tipos de violência que ela tipifica, e como funciona as Medidas Protetivas de Urgência. Disponibilizamos para as mulheres presentes alguns materiais sobre a Lei e o contato do Projeto.

No dia 06 de Novembro de 2013, foi desenvolvida a primeira oficina, denominada Ser Mulher. As ações desta oficina visavam proporcionar um momento de autovalorização e autoestima da mulher. Contamos com a parceria da ONTOP - Academia de Beleza, para a participação dos cabeleireiros e maquiadores, e de representares do curso de Estética da Unipar, Universidade Paranaense, para o design de sobrancelhas. 

Na segunda oficina, do dia 13 de Novembro, foi disponibilizada uma palestra com uma psicóloga voluntária, da Instituição Deus Menino, que trabalhou a motivação pessoal. Com o apoio de outros Projetos de Extensão da Universidade, as mulheres presentes participaram de uma ginástica laboral e de algumas dicas sobre alongamentos e exercícios físicos. E para completar a oficina sobre o bem-estar, duas nutricionistas da Unipar apresentaram uma palestra sobre as principais doenças e problemas alimentares dos brasileiros e, como preparar as refeições, de forma simples e saúdavel.

Na quarta-feira, dia 20 de Novembro, a oficina foi organizada em grupos. Foi disponibilizado um tempo para c
cada integrante do grupo contar sua história de vida e, enquanto isso, todas confeccionavam os fuxicos, que haviam aprendido com uma professora voluntária. Esses fuxicos foram costurados, depois de prontos, em um painel, formando um desenho que representasse a história contada por uma das integrantes. As participantes responderam muito bem as atividades, e os resultados dos painéis confeccionados foram muito impressionantes, com belas história e desenhos criativos. 


Nessa quarta-feira, dia 27 de Novembro, encerraremos as oficinas do ano de 2013.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria Quitéria

Maria Quitéria nasceu na cidade de Feira de Santana, Bahia, em 1792. Apelidada de “Joana d’Arc brasileira”, Maria Quitéria pediu ao seu pai permissão para se alistar no exército para a luta da independência brasileira. Seu pai disse não e, é claro, ela foi mesmo assim: cortou os cabelos, vestiu as roupas do cunhado, e ficou conhecida como Soldado Medeiros. Seu pai descobriu isso poucas semanas depois, mas o comandante do Batalhão de Maria não deixou que ela fosse embora por ser uma excelente soldada. Após a descoberta trocou o uniforme masculino por saias e adereços. Sua coragem em ingressar em um meio masculino chamou a atenção de outras mulheres, as quais passaram a juntar-se às tropas e formaram um grupo comandado por Quitéria. Lutou em diversas batalhas e sua bravura foi reconhecida ainda em sua época. Com a derrota das tropas portuguesas, em julho de 1823, Maria Quitéria foi promovida a cadete e reconhecida como heroína da Independência. Dom Pedro I deu a ela o título de “Ca...

Relato de Elba Ramalho veiculado no youtube sobre violência doméstica.

A intenção da publicação não tem fundo religioso, mas de compartilhar situações que qualquer mulher pode estar sujeita.   "Há três anos,  Elba Ramalho , 62, terminou o  relacionamento com Cezinha , músico que tocava em sua banda. Atualmente, circula na internet um vídeo de um testemunho  que a cantora deu durante um encontro de fiéis de uma Igreja Católica. Nele, ela  afirma que o namorado a agredia. 'Ele bebia, ficava agressivo. A gente se batia. Eu, que não mato nem um mosquito, já estava no ponto de, ele dava uma e eu dava cinco. Ou seja, eu tinha caído. Eu estava na boca da fornalha', ela declarou. Além disso, a cantora também fez questão de afirmar no vídeo, que foi postado em 2012, que sua relação com ele era de 'carne pura, não existia nada de alma' e que estava na decadência. (...) 'Não posso dizer que ele era uma psicopata, seria um pecado meu, não posso julgar . Estava muito apaixonada. Você fica aprisionada', disse no vídeo, que já tem qu...

Mulher, vítima de espancamento pelo marido, tem os olhos perfurados

A operadora de caixa Mara Rúbia Guimarães, de 27 anos,   que foi torturada e teve os olhos perfurados pelo ex-marido , em Goiânia, afirmou que procurou a polícia por quatro vezes para denunciar o agressor, que continua foragido. “Ouvi de uma delegada que as coisas não são tão fáceis assim. Não é apenas chegar e falar. Mas foi. Ele me cegou e agora vou viver o resto da minha vida na escuridão”, lamentou. No entanto, a adjunta da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Aline Leal, diz que a mulher procurou ajuda uma vez, no dia 11 de março deste ano. Na ocasião, a investigação não foi adiante porque a operadora de caixa, com medo, não teria pedido proteção. “Feito o registro da ocorrência, a vítima manifesta pela instauração do inquérito e, no decorrer, ela pode solicitar as medidas protetivas. Aí enviamos o material ao Judiciário para avaliação. Mas isso não ocorreu”, explicou. Após o ataque, um dos olhos da mulher não pôde ser recuperado. Agora, ...