Maria Quitéria nasceu na cidade de Feira
de Santana, Bahia, em 1792. Apelidada de “Joana d’Arc brasileira”, Maria
Quitéria pediu ao seu pai permissão para se alistar no exército para a luta da
independência brasileira. Seu pai disse não e, é claro, ela foi mesmo assim:
cortou os cabelos, vestiu as roupas do cunhado, e ficou conhecida como Soldado
Medeiros. Seu pai descobriu isso poucas semanas depois, mas o comandante do
Batalhão de Maria não deixou que ela fosse embora por ser uma excelente
soldada. Após a descoberta trocou o uniforme masculino por saias e adereços.
Sua coragem em ingressar em um meio masculino chamou a atenção de outras
mulheres, as quais passaram a juntar-se às tropas e formaram um grupo comandado
por Quitéria. Lutou em diversas batalhas e sua bravura foi reconhecida ainda em
sua época. Com a derrota das tropas portuguesas, em julho de 1823, Maria
Quitéria foi promovida a cadete e reconhecida como heroína da Independência.
Dom Pedro I deu a ela o título de “Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro”. Faleceu
em 1853 em Salvador. Em 1953, no aniversário de 100 anos de sua morte, o
governo brasileiro decretou que seu retrato estivesse presente em todos as
repartições e unidades do Exército.
Primeira bailarina negra do Teatro Municipal , Mercedes Ignacia da Silva Krieger (1921-2014), mais conhecida como Mercedes Batista, foi empregada doméstica, trabalhou em gráfica, fábrica de chapéus para se sustentar a sustentar seu sonho de dançar. Bailarina e coreógrafa é considerada a maior precursora do balé e da dança Afro no Brasil. Nos anos 50 fundou o Ballet Folclórico Mercedes Batista. A carioca ingressou em 1940 na Escola de Danças do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e em 1947 foi selecionada como bailarina profissional. Teve de lidar com o preconceito e discriminação. Nesse mesmo período conheceu o Teatro Experimental do Negro. Em 1960, foi a carnavalesca da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, com tema sobre Quilombo dos Palmares. Em 1969, Mercedes criou, coreografou e dirigiu o espetáculo “Tropicalíssima”, apresentado em Lisboa, Portugal. Ao voltar para o Brasil, fundou o Ballet Folclórico Mercedes Baptista. Ela é tida como a principal responsável pela identida...

Comentários
Postar um comentário